sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Se a vida não é nada fácil, não há nada fácil, pois o que sintetiza tudo senão a vida, mesmo que seja somente à palavra a que me refiro? Estou certa de que existem coisas fáceis, em graus diferentes para cada ser, mas existem, ouvir música, ver filmes e comer são exemplos para uma redação argumentativa de tal facilidade existencial (exemplos pobres, mas fáceis!)... Dançar e cantar também são atitudes prazerosamente fáceis para quem não é tímido, e tenho uma teoria sobre a timidez: são os pais os responsáveis! Os pais são responsáveis por muitas características transferidas por meio do convívio (nada de genética, por agora), principalmente com a descoberta dos neurônios-espelho, quem são os primeiros alvos de nossa imitação?
Os pais tendem a querer tornar o filho o mais educado, polido, dilapidado possível, mas não há tentativas bem sucedidas nesse sentido sem uma certa opressão de espírito. Como é difícil para alguns adolescentes e adultos chegar a certo estágio da vida com algumas barreiras em questões tão naturais, como já se forjou pecados em tudo e como conceitos patriarcais estão enraizados no fundo de cada 'pseudorevoltado' tardiamente... Compadeço-me de todos eles e mesmo de mim, não tenho sugestões para se transpor muros, não procuro ler livros de auto-ajuda, que muito me desagradam por sinal, mas acredito que há uma fase, de amadurecimento pela qual todos passam e tomam consciência do que se perdeu em questão de caráter e talvez do que não poderia ter sido evitado, o importante é tomar consciência (e quem sabe fazer a 'revolução do proletariado' como fase posterior ao conhecimento, não é? Mas esta é opcional...). Talvez os pais estejam certos em pontos que só decobriremos na velhice, cabe a cada um decidir seu caminho, cabe a cada um acreditar nas verdades que tem, que ganhou, que comprou, pois verdade é o que se quer acreditar, tudo muito relativo... Talvez a vida não seja fácil mesmo, mas há quem a torne mais difícil a todo momento.

2 comentários:

  1. Raquel, recentemente, a IstoÉ publicou um especial sobre autoestima, e a matéria aborda também a importância da relação entre pais e filhos. Talvez você queira conferir.

    ResponderExcluir
  2. Lívio, obrigada pela indicação, vou conferir sim.
    =)

    ResponderExcluir